Blog
07
07
2016

Fisioterapia vs Prevenção e Reabilitação

Por admin 0

 

A fisioterapia é a ciência que trata e previne distúrbios na funcionalidade do organismo humano. Os princípios da fisioterapia eram voltados para a área de reabilitação, que consistia em tratar uma lesão instalada. Atualmente, o foco se volta para os trabalhos preventivos, que têm o objetivo de evitar atletas profissionais e amadores sofram lesões e, desta forma, melhorem seu desempenho e rendimento.

A fisioterapia preventiva no esporte vem ganhando cada vez mais espaço e confiança entre os atletas profissionais e amadores, que buscam orientação de especialistas com o objetivo de melhorar a performance, a qualidade de vida e a longevidade. Todos os praticantes de atividade física estão sujeitos a lesões musculoesqueléticas e, muitas vezes, é preciso se afastar dos treinos para se recuperar completamente, o que acaba influenciando o desempenho da pessoa. Desta forma, a fisioterapia preventiva tem como objetivo diminuir o número de lesões; preparar a pessoa para desempenhar o trabalho respeitando a individualidade de cada um.

A preparação é feita através de uma avaliação prévia da pessoa, pois, de acordo com cada modalidade esportiva, alguns músculos são mais exigidos do que outros, provocando um desequilíbrio muscular que aumentará o risco de lesões graves. Na sequência, começa o trabalho de treinamento, segundo a demanda de cada pessoa, visando melhorar coordenação, equilíbrio, flexibilidade, força e resistência.

Temos como, por exemplo, em um atleta de corrida que devem ser observados as posturas, passada, tipo de pé e pisada, flexibilidade, equilíbrio de força e resistência muscular, tônus muscular e equilíbrio (ou propriocepção).

Após minuciosa avaliação, os fisioterapeutas procuram minimizar os déficits individuais do atleta, aperfeiçoando qualidades existentes, para que seu corpo trabalhe da forma mais sincronizada possível, outro exemplo é nas modalidades que exigem dos atletas muitas repetições de saltos, o trabalho de fortalecimento muscular é essencial, pois irá proteger as articulações ajudando na distribuição de forças durante o impacto no solo, protegendo assim articulações, ligamentos e tendões.

 

Fisioterapia – Lesões no esporte, reabilitação esportiva e prevenção

 

Todo atleta que treina freqüentemente e de forma intensa está suscetível a sofrer lesões, principalmente aqueles que realizam seus treinos sem uma preparação correta. Assim, a Fisioterapia Desportiva é uma especialidade da fisioterapia que busca a reabilitação, prevenção e atenção ao atleta amador e profissional.

 

As lesões do esporte

A lesão é um acometimento indesejável e desagradável na vida do atleta. Mas é, infelizmente, um mal de todos os atletas, profissionais ou amadores. A lesão pode vir acompanhada de dor, desconforto e até mesmo a incapacidade de continuar treinando.

As lesões mais comuns na prática esportiva são as entorses, contusões, luxações, fraturas, distensões, cãibras e tendinites. Todas essas lesões podem ser em conseqüência de traumas ou trabalho excessivo da musculatura, afetando significativamente os músculos, tendões e estruturas ósseas na região acometida.

 

O tratamento fisioterapêutico tem como objetivos da reabilitação:

 

  • Eliminar a dor;
  • Recuperar a flexibilidade, a força muscular e a estabilidade da área lesada;
  • Realizar treinamento proprioceptivo, para ganho de segurança, confiança, força, agilidade e coordenação;
  • Retornar o paciente à sua prática esportiva o mais rápido possível e com segurança, dentro dos limites fisiológicos e clínicos pós lesão;
  • Permitir a prática de atividade física sem sintomas e riscos;
  • Prevenir as lesões esportivas e aparecimento/retorno de sintomas;
  • Manter/promover a qualidade de vida e a condição do sistema musculoesquelético nas afecções degenerativas naturais do envelhecimento;

 

O retorno à atividade esportiva será gradual e somente quando o paciente tiver condições fisiológicas para o exercício, não apresentando sintomas durante a reabilitação.

_

Dr. Wagner Gomes Ditterich

Fisioterapeuta – Crefito – 8 – 82173-F

Profissional de Educação Física – Cref – 9 – 016603G/PR

Especialista em Treinamento Desportivo – Uel – Pr 

_

Acesse nossas redes sociais:

Facebook – Academia Bio

Instagram – Academia Bio

Google + Academia Bio

_

 

Autor: admin

Localizada em Pinhais, a Academia Bio é um projeto focado na saúde e qualidade de vida acessível a todos, com uma estrutura completa, profissionais altamente qualificados e motivados, e equipamentos de última geração. São 650 m², em uma estrutura desenvolvida para promover a atividade física de forma consciente, respeitando os objetivos individuais de cada aluno e otimizando o tempo de permanência dentro da academia. A Academia Bio pertence ao BioGrupo, que conta também com uma rede de postos de combustíveis presente no mercado há mais de sete anos, que tem como principal objetivo a qualidade de vida de seus colaboradores, respeito à sociedade e ao meio ambiente. Venha nos conhecer, vissite nossa sede, será um prazer recebê-lo na Academia Bio para apresentarmos pessoalmente cada detalhe, os planos e formas de pagamento e muito mais.

Comente
0

Responder

Facebook
Google+
Instagram