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29
06
2016

Festa Junina ou Julina mais saudável com Dra. Daniela Marcelo

Por admin 0

FESTA JUNINA, NUTRIÇÃO PRÁTICA E SAUDAVEL.

Esta aberta à temporada das festas juninas, além da fogueira, bandeirinhas, trajes, quadrilha, as festa juninas são caracterizadas por seus pratos típicos a base de milho, amendoim, pinhão, batata doce. Quem resiste a essas delicias??? Se consumidos com cautela, os alimentos típicos dessa época do ano podem trazer benefícios ao organismo. O cuidado deve recair sobre o modo de preparo, que geralmente acontece com esses alimentos é a utilização como base para outras preparações o que deixa não tão saudável assim, que é o excesso de açucares e gorduras adicionadas.

Aproveite alguns benefícios dos alimentos típicos desta época.

O Amendoim: o amendoim sozinho traz diversos benefícios à saúde, pois contém vitamina E, um poderoso antioxidante além de sua gordura ser muito importante. É através dessa gordura que as vitaminas A, D, E, K são absorvidas. Porem as versões pé de moleque e paçoca são riquíssimos em açúcar e gorduras. Temos que tomar cuidado com a procedência do amendoim, pois alguns podem conter aflotoxina ( resultado do fungo Aspegillus flavus) que é uma sustância toxica e teratogênica( motivo o qual as gravidas não podem consumir, esse tipo de oleaginosa. o Milho: usado na preparação do bolo, pamonha e milho cozido. É fonte de folato (necessário para produzir glóbulos vermelhos) e tiamina (auxilia no metabolismo da energia, mantém o apetite e as funções nervosas em equilíbrio), contem vitamina A e C, além de ser rico em fibras insolúvel. o Tapioca: rica em carboidratos, porém, o valor calórico varia de acordo com o tipo de recheio. Melhor optar por recheios de frutas, evitando combinações com muito açúcar, leite de coco e leite condensado.

A Canela: especiaria muito utilizada no arroz doce. A canela possui algumas substâncias antioxidantes. Entre os antioxidantes mais importantes da canela estão as proantocianidinas, que contribuem para evitar a oxidação das gorduras no sangue, além de ter propriedades antimicrobianas que diminui a atividade de uma enzima associada a reações inflamatórias e alérgicas.

A Batata doce: a batata doce é servida assada nessa época de Festa Junina. Ela tem baixo índice glicêmico, isso significa que ela eleva lentamente a taxa de açúcar no sangue e, assim, libera pouca insulina (hormônio que está relacionado ao acúmulo de gordura corporal). A batata doce ainda é rica em fibras, encontrada principalmente na casca, além de vitaminas A e C. o Pinhão: é uma semente muito apetitosa e com alto valor nutricional, rico em proteína, vitaminas e minerais e antioxidante. Por ser calórico é recomendado comer entre 6-10 und por dia.

O Vinho quente: das bebidas alcoolicas, é a melhor escolha, com moderação é claro. O vinho é proveniente da fermentação da uva fresca. Esta bebida, apesar de conter teor alcoólico, possui propriedades funcionais para o nosso organismo. Se consumido com moderação, pode proteger o coração contra doenças cardiovasculares, já que possui uma substância chamada flavonóide, que tem ação antioxidante, combate os radicais livres e proporciona o rejuvenescimento das células. o Doces típicos: como paçoca, pé de moleque, maça do amor, pamonha, cocada, devemos ter bastante cautela na sua ingestão, pois são extremamente ricos em açúcar, gorduras adicionadas e corantes.

Nessas festas onde as opções são diversas e calóricas não exagerar é sempre o lema para curtir a festa e ao mesmo tempo manter a saúde em dia!!

Receitas funcionais para festa junina

CANJICA DE COCO

Ingredientes: 1 xícara de canjica ; 1 litro de água ; 200ml de leite de coco, 100g de coco ralado ao natural , 1 inhame pequeno cozido , 1 xícara de café de mel Modo de fazer: deixe a canjica de molho em água por 8 horas. Escorra e leve para cozinhar em fogo médio com 1 litro de água, até que os grãos estejam cozidos (se necessário, adicione mais água). Bata o inhame cozido com 1 xícara de água no liquidificador; adicione à canjica, junto com mel, o leite de coco e o coco ralado. Deixe apurar por cerca de 10 minutos em fogo baixo, mexendo de vez em quando. Pode ser servida quente ou fria. Se preferir salpique canela.

CURAU

Ingredientes: 200g de milho verde; 2 ovos ; 1 colher de óleo de coco ; 200ml de leite de coco 2 colheres de coco ralado natural ; 3 colheres de sopa de mel ; 1 colher (chá) de fermento em pó; 1 colher de sopa de farinha da banana verde (para polvilhar a forma); 2 colheres da biomassa da banana verde . Canela à gosto Modo de fazer: Bata tudo no liquidificador, exceto o fermento. Após batido adicione o fermento e misture aos poucos. Em uma forma untada com um pouco do óleo de coco e polvilhada com a farinha da banana verde, coloque a massa e asse em forno médio já preaquecido por mais ou menos 35 minutos. Depois polvilhe canela por cima! Sirva quente ou gelado.

MAÇÃ DO AMOR

Ingrediente: 4 maçãs vermelhas; 4 palitos de picolé ; ½ xícara chá de mel ; ½ xícara chá de gelatina em pó sem corante e conservante; 1 xícara chá de caldo da beterraba (coloca beterraba ralada na água e deixar ferver por 5 min e coar). Modo de fazer: Lave e seque bem as maçãs. Espete um palito de picolé em cada uma das frutas, no lado do cabinho, e reserve. Em uma panela, misture a gelatina, a calda da beterraba e o mel. Leve ao fogo baixo até levantar fervura. Deixe ferver, sem mexer, durante cerca de 5 minutos, ou até que a calda atinja o ponto de fio grosso. Quando ela estiver pronta, retire-a do fogo. Segure cada maçã pelo palito, mergulhe-a rapidamente na calda, inclinando a panela para que cubra toda a maçã. Retire-a e deixe escorrer o excesso. Em seguida, coloque-a em uma assadeira rapidamente. Deixe esfriar e endurecer a casca antes de servir. Bom apetite !!

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Dra. Daniela Marcelo

CRN8/ 6150  

Nutrição Clinica e Esportiva  

Contato: (41)  9801.2274

Confira alguns materiais da Dra. Daniela Marcelo

http://www.academiabio.com.br/dicas-para-uma-alimentacao-saudavel/

http://www.academiabio.com.br/voce-sabe-o-que-comer-antes-do-treino/

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Autor: admin

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