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02
06
2016

Dicas “quentinhas” para correr no frio

Por admin 0

5 DICAS PARA CORRER NO FRIO

            Tendo em vista a situação climática em que estamos enfrentando nos últimos dias, é necessário alguns cuidados para que você possa realizar a sua corrida de uma maneira confortável. Muitos de nós podem pensar, é loucura levantar aos domingos com uma temperatura de 1 a 4 graus as 06:00 horas da manhã para fazer uma corrida, mas esse esporte é algo que é viciante, conto por experiência própria; como brinco com meus alunos e amigos que fazem a primeira prova, e me perguntam logo após o termino  qual será a próxima?

              Eu os respondo dizendo: O bichinho da corrida te mordeu em meu amigo(a) e isso se torna motivante para levantar cedo e estar disposto(a) a enfrentar  qualquer temperatura e  qualquer obstáculo.

                  No frio sabemos que nosso corpo demanda um gasto de energia muito maior, pois esse tipo de clima exige um gasto maior para  que mantenha sua temperatura corporal estável. É necessário ressaltar que os climas gelados exigem cuidados maiores, não só para realizar uma atividade física com conforto, mas sim realiza-la sem prejudicar a saúde. Para isso, seguem abaixo 5 de algumas das dicas mais importantes para se adaptar a essa condição climática:

1)  Aquecer-se bem antes da realização do treino… como?

Alongamentos Balísticos: Esse tipo de alongamento é indicado, principalmente, para casos em que o ganho da flexibilidade melhora o desempenho esportivo”, afirma o educador físico Nikolas Chaves, de Belo Horizonte. Segundo o estudo do American College of Sports Medicine, fazer alongamentos dinâmicos – como a elevação dos joelhos, o agachamento e rotação de braços e tronco” é sempre positivo, porque aumenta a mobilidade das articulações e a amplitude do movimento.

Educativos da corrida: Alguns dos movimentos que são utilizados na corrida, como uma elevação de joelhos, movimentos da braçada (ascendente/descendente), dentre outros fundamentos.

2)  Levar uma roupa extra para trocar após o treino

3)  Alongar-se após a sua atividade física

4)  Proteger os seus ouvidos com o uso de tapa orelhas, ou até algodões.

 5)  Hidratação

 O ar frio pode ressecar as extremidades, rachar os lábios e dificultar a respiração, principalmente para quem têm doenças respiratórias. Por esta razão, você precisa manter-se (ainda mais) hidratado e beber muita água antes, durante e após a corrida.

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Escrito por Lucas Belon acadêmico de Educação Física Unibrasil

Revisado por Adley R. Figueira CREF 015.785 G/PR

 

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Autor: admin

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